terça-feira, 12 de abril de 2011

...quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes! Mt. 23:37

Uma caravana de 40 pessoas resolveu subir uma montanha muito alta. Seus componentes pernoitaram em um hotel ao pé do monte. Na manhã seguinte o hoteleiro perguntou o que pretendiam fazer. Eles responderam: - Queremos subir aquela montanha sozinhos, ou seja, sem guia. – Os senhores não devem fazer isso – advertiu o hoteleiro. – A  morte acolheu a muitos nos abismos desta serra. Aconselho levarem um homem experimentado que conhece o caminho para guia-los com segurança. Mas o grande orgulho dos caravanistas era o de vencerem sozinhos o majestoso pico e partiram mesmo sem guia. Com muito esforço conseguiram atingir o cume da montanha. Se alegraram com o lindo panorama que se estendia aos seus pés. E o que mais lhes causava satisfação era o fato de terem conseguido subir a montanha sem o auxílio de um perito. Assim, podiam se gabar de terem vencido com suas próprias forças todos os obstáculos. O tempo reclamava a descida que se tornou muito difícil; logo perderam o caminho. De repente, estavam diante de um profundo abismo. Então ouviram um grito: - Alto lá! Nem mais um passo! A caravana viu um pastor de ovelhas correr ao seu encontro. Ao se aproximar, ele caiu ferindo as duas mãos. Porém, logo se colocou de pé e, chegando-se à caravana, disse ofegante: - Os senhores estão no caminho errado. É necessário voltar e descer do outro lado. Eu sei o caminho; se quiserem posso guia-los. Todavia eles retrucaram: - Ele só quer ganhar o nosso dinheiro. O pastor de ovelhas retrucou: - Não, não quero me aproveitar da oportunidade. Vejam as minhas mãos. Está aí a prova. Estão ensangüentadas. Não me poupei para chegar a tempo. Só tenho pensado em salvar vocês! Vendo o sangue escorrer pelas mãos, alguns componentes da caravana se convenceram da boa intenção do humilde pastor. Embora ridicularizados pelos outros, voltaram com o guia. Os outros continuaram descendo sozinhos o cerro. O orgulho não lhes permitia aceitar a ajuda necessária. À noite o pastor de ovelhas chegou ao hotel com o pequeno grupo que o tinha seguido. Já estavam esperados ansiosamente pelo hoteleiro. Este perguntou: - Onde estão os outros? Eles, todavia, não chegaram ao hotel. Procurados no dia seguinte foram achados todos despedaçados num abismo. Morreram porque vaidosamente não quiseram aceitar um guia. A nós também se oferece um bondoso pastor. Quer nos guiar nesta vida tão cheia de tentações e perigos. É Jesus Cristo. De que maneira conseguiremos sozinhos achar o caminho certo que, muitas vezes, passa à beira de abismos perigosos que se chamam pecados? Para provar seu amor Jesus também estende as suas mãos sangrentas, traspassadas na cruz. Quem rejeitará este guia tão bondoso? Só os vaidosos, os orgulhosos e aqueles que desconhecem os perigos da vida. Jesus Cristo guia para a vida eterna todos aqueles que voluntariamente querem segui-Lo. Ele concede a todos o perdão dos pecados e a salvação. Ele é o guia que não nos deixa até que possamos, segurarmente, passar pelas portas de perolas da Santa Jerusalém que é a morada de Deus. Entretanto, aqueles que andam neste mundo sem o guia, que é Jesus, serão tragados, certamente, pelo abismo da perdição. Aqueles que tem Cristo como guia em todos os dias de sua jornada neste mundo, podem se jubilar com o salmista Davi que nos relata no Salmo 23 sua experiência: O Senhor é o meu pastor. Nada me faltará. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum. Guia-me pelas veredas da justiça porque me ama e quer ser o meu Salvador. Leitura Bíblica: João 10:1-18 Pr. Alcides Jucksch

Nenhum comentário:

Postar um comentário